domingo, 1 de novembro de 2015

Escolas de Cachoeiras de Macacu ensinam os alunos a plantar

Todo alimento colhido na horta é utilizado na merenda escolar ou doado para os próprios alunos.

23 / 10 / 2015

Crianças plantam verduras e legumes na escola municipal. (Foto: Carlos Henrique)
Crianças plantam verduras e legumes na escola municipal. (Foto: Carlos Henrique)
Já dizia Pero Vaz de Caminha, “nessa terra em se plantando tudo dá”. A frase escrita em sua primeira carta ao rei de Portugal, Dom Manoel, por ocasião da descoberta do Brasil, vem sendo comprovada também pelos pequenos estudantes de algumas escolas municipais de Cachoeiras de Macacu. Em Papucaia, por exemplo, a diretora Rosane Cortes Campos, da Escola Municipal José Laurindo, conta com orgulho os benefícios do projeto.
“Temos 16 canteiros com temperos, ervas e hortaliças. Tudo que é colhido é utilizado para incrementar a merenda ou doado aos próprios alunos, que ficam super felizes em participar de todo o processo, desde o plantio, regas até a colheita. Todos os dias à tarde, um funcionário da empresa Actionshop, parceira do projeto, vem até a escola para fazer a manutenção do espaço”, informou a diretora.
A empresa a qual se refere a diretora, está instalada no município para tratamento de efluentes sanitários e industriais. O projeto da horta, nesta escola, conta com a sua parceria dentro da política de responsabilidade social. Segundo a diretora, funcionários e professores da escola passaram por um treinamento no início do ano, promovido pela empresa.
Diretora conta que funcionários passam por treinamento no início do ano. (Foto: Carlos Henrique)
Diretora conta que funcionários passam por treinamento no início do ano. (Foto: Carlos Henrique)
“E valeu a pena porque hoje a gente vê a beleza do espaço, a alegria das crianças e o prazer de colher pimentões, salsinhas, cebolinha, coentro, erva-cidreira, alface, couve, alfavaca, alecrim, hortelã e até quiabo. Tudo fresquinho e sem agrotóxico”, concluiu a professora.
Já na Escola Municipal Amazonas, que fica a dez quilômetros do centro de Papucaia, o projeto conta com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Mais Educação e com o Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo Federal. A horta vai de vento em popa, com couve, tomate cereja, quiabo, berinjela, diversos temperos,repolho, hortelã roxa, e até cenoura e beterraba.
Fonte: A Serra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário