segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Saúde sem salários em Itaboraí


Cerca de mil funcionários terceirizados da área de Saúde de Itaboraí, que estão sem receber salários há três meses, fizeram paralisação ontem. Segundo eles, que recebem através de um convênio da Prefeitura com a Ong Instituto Sorrindo Para a Vida, o o município teria deixado de fazer o repasse dos recursos para a instituição. Além dos salários, eles estariam sem receber também a ajuda de custo para transporte e alimentação, e a 1ª parcela do 13º.
Sem previsão para receber os pagamentos atrasados, funcionários do Posto de Saúde Milton Rodrigues Rocha, cruzaram os braços e foram até à Prefeitura cobrar uma solução. Sem dinheiro para pagar suas contas, a auxiliar de serviços gerais, Tânia Esteves dos Santos, 50, viu seu nome inscrito no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). “Não tenho mais como para pagar minhas contas. Estou sem dinheiro até para passagem. Pedi ao motorista da van para pagar no final do mês, mas já são três meses de passagens que ele não recebe. Meu filho está me sustentando e comprando comida para a casa”, disse Tânia.
A também auxiliar de serviços gerais, Maria do Carmo da Silva, 55, além de não ter recebido os meses trabalhados, não recebeu o dinheiro das férias. “Entrei de férias dia 1º de dezembro, estou desde outubro sem receber. Estou sem um centavo. E o problema é que as contas estão se acumulando. Temos que pedir ajuda a parentes e vizinhos”, disse inconformada.
No site do Instituto Sorrindo Para a Vida, há uma mensagem informando aos contratados que até o momento a instituição não recebeu os repasses da Prefeitura de Itaboraí para efetuar os pagamentos referentes aos meses de outubro, novembro, dezembro e o 13ºsalário.
A Ong “lamenta o ocorrido e esclarece que, assim que o depóstito foi feito a situação será normalizada”.
Procurada pela equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO, a Prefeitura de Itaboraí fez os seguintes esclarecimentos: 
- Não há e nunca existiu qualquer projeto “Sorrindo para a Vida” na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Sorrindo para Vida é uma Oscip, sem fins lucrativos, onde funcionários contratados por esta instituição prestam serviços para Prefeitura de Itaboraí;
- A Prefeitura de Itaboraí repassa os recursos financeiros para a instituição retromencionada, que é a responsável por efetuar o pagamento para estes funcionários. Portanto, não é o instituto que envia a verba para Prefeitura pagar os prestadores de serviços;
- Desta forma, os questionamento devem ser feitos para o ‘Sorrindo para Vida’, que é a empresa responsável por pagar os funcionários contratados, já que o repasse é feito pela Prefeitura todo dia 20.  


Por: por Sany Medeiros e Millena Alves
Fonte:http://www.jornalsg.com.br/site/geral/2012/12/15/47283/sa%C3%BAde+sem+sal%C3%A1rios+em+itabora%C3%AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário