terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cachoeiras de Macacu ganha Parque Fluvia


21/01/2013

Projeto prevê reflorestamento da Mata Ciliar e incentivo ao Ecoturismo


Com mais de 90% de seu território destinado a áreas de proteção, o município de Cachoeiras de Macacu ganhou mais um reforço ambiental. O Parque Fluvial do Rio de Janeiro, que faz parte do território do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), foi inaugurado em dezembro de 2012 e visa à preservação da Bacia do Rio Macacu. Foram inauguradas também a sede Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu e a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do PETP, que contará com 22 policiais militares.
Abrangendo parte dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim eItaboraí, a Bacia do Rio Macacu tem área de 1.250 km² e é estrategicamente importante para o Estado. Depois de tratadas, as águas do rio abastecem os municípios de São GonçaloNiterói e Cachoeiras de Macacu, além da Ilha dePaquetá.
O Parque Fluvial tem oito hectares e servirá também como área de lazer, contando com seis quilômetros de ciclovia e trilhas para caminhadas. O incentivo ao Ecoturismo já estava previsto no projeto: se antes as Unidades de Conservação protegiam a natureza da ação destrutiva do homem, com a criação do parque a interação será estimulada.
À exemplo do projeto Caminhos da Serra do Mar, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, permitir o acesso de visitantes é uma alternativa para aumentar a fiscalização sobre a área protegida. A ideia é tornar o Parque Fluvial um espaço de lazer e ao mesmo tempo contar com o apoio dos frequentadores para inibir a poluição e devastação do parque.
Acompanhada de perto pelo Fórum da Agenda 21 Local de Cachoeiras de Macacu, a proteção da área é um tópico importante nas propostas do PlanoLocal de Desenvolvimento Sustentável (PLDS). De acordo com o Coordenador do Fórum, Deneci Sardinha, a criação do parque e a implementação da UPAM e da APA foram vitórias importantes para o município. “Estamos acompanhando este projeto desde o lançamento e acreditamos que está de acordo com que propusemos durante a elaboração da Agenda 21 Local”, afirmou.

Programa de Parques Fluviais

A criação da área em Cachoeiras de Macacu faz parte do Programa de Parques Fluviais, da Secretaria de Estado do Ambiente. A meta do programa é criar nove parques até 2014 para preservar os rios GuanduMacacu,Piabanha e Paraíba do Sul. A principal atividade é o reflorestamento da Mata Ciliar para garantir a qualidade da água e a construção de estruturas que permitam o Ecoturismo.
O objetivo da implantação dos parques é proteger esses desses mananciais de água e fortalecer os corredores ecológicos de Mata Atlântica no Estado, restaurando a biodiversidade e impedindo o assoreamento dos rios.

Fonte: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/cachoeiras-de-macacu-ganha-parque-fluvial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário