terça-feira, 28 de maio de 2013

Acidente em Duque de Caxias serve de alerta para Itaboraí!!!

Em Itaboraí não pode se descuidar principalmente nos bairros residenciais no entorno do COMPERJ como: AREAL, PORTO DAS CAIXAS, VISCONDE, ITAMBÍ E SAMBAETIBA. 




Acidente em Duque de Caxias serve de alerta para Itaboraí. O que ocorreu não se deu pela falta de planejamento, pois o plano diretor da cidade já proibia a instalação de empresas deste porte nestas áreas residenciais. O que ocorreu na verdade foi a conivência da prefeitura de Duque de Caixas, do Governo do Estado RJ e do Governo Federal, que tem a responsabilidade de fiscalizar e proibir tais empresas. Agora ficam um jogo de empurra, quando todos já sabiam dos problemas, já denunciado inúmeras vezes pelos movimentos sociais e ambientais. Agora eles terão, também, que achar os responsáveis pelos mais de 30 depósitos clandestinos instalados irregularmente naquela região. 

Em Itaboraí não pode se descuidar principalmente nos bairros residenciais no entorno do COMPERJ como: Areal, Porto das Caixas, Visconde, Itambí e Sambaetiba. A proximidade do COMPERJ e os terrenos ainda disponíveis tem despertado o interesse de tais empresas.

Esta região já tem sofrido com o crescimento rápido da população, ocasionado pelo aumento do custo de vida e pelos altos preços dos alugueis no centro da cidade. os serviços públicos são apáticos não tem acompanhado tal crescimento. É preciso criar coletivamente um plano de desenvolvimento regional, para minimizar estes impactos,  para que a região cresça organizadamente e não se torne também um barril de pólvora.

Vale resaltar que esta é uma região riquíssima em patrimônios históricos e culturais como: o 1º Túnel Ferroviário do Brasil, Estação Ferroviária de Visconde, Cemitérios indígenas etc. Que vem se perdendo por conta da instalação de empresas sem critérios e pela falta de políticas publicas voltado para sua preservação.

Ramon Vieira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário