terça-feira, 28 de maio de 2013

Justiça condena dono da Delta por desvio de verbas federais


MARCO ANTONIO MARTINS

A Justiça Federal no Rio de Janeiro condenou o empresário Fernando Antonio Cavendish Soares, dono da Delta Construção, a quatro anos e seis meses de prisão por desvio de verbas públicas federais.
O ex-prefeito de Iguaba Grande (RJ) Hugo Canellas Rodrigues Filho também foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão. Cabe recurso.

A denúncia da Procuradoria afirma que houve um superfaturamento dos valores contratados e mal uso das verbas.De acordo com o Ministério Público Federal, Cavendish e Canellas desviaram recursos públicos liberados pelo governo federal para as obras de despoluição da Lagoa de Araruama, na região dos Lagos.

Segundo as apurações do Ministério Público, a Delta recebeu R$ 191 mil da prefeitura, enquanto o valor de mercado pelo serviço era de apenas R$ 14 mil.

Em nota, o empresário afirma que irá recorrer da decisão. "O empresário Fernando Cavendish, ex-administrador da Delta Construções, assessorado por seus advogados, vem prestando todos os esclarecimentos ao Judiciário. Todos os recursos cabíveis vêm sendo apresentados contra a decisão de primeiro grau, e agora se aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES), segunda instância da Justiça Federal."

CACHOEIRA
No ano passado, Cavendish e a Delta foram alvos de investigação da CPI do Cachoeira, que apurou as ligações com o empresário Carlinhos Cachoeira. A comissão terminou sem indiciados.

Após ser envolvida em suspeitas de fraude, a Delta pediu em junho a recuperação judicial.

A construtora tinha 100% do seu portfólio de encomendas com o setor público. No entanto, foi declarada inidônea, ou seja, não pode mais ser contratada por governos.

Essa condenação não tem relação com o caso Cachoeira.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário