quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Itaboraí recebe Tesouros do Museu Nacional


A cidade do petróleo receberá mais um grande tesouro nesta quinta-feira (11/08). Só que desta vez, a riqueza recebida por Itaboraí é na área cultural. Após ser inserida no Sistema Brasileiro de Museus, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres receberá uma das exposições mais importantes do país: os “Tesouros do Museu Nacional”. A mostra reúne 103 reproduções de peças do acervo arqueológico e paleontológico do Museu Nacional. Serão apresentados ossos, cerâmicas e fósseis.

 De acordo com a Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí (FAC), os destaques da coleção são as réplicas da estátua egípcia do deus Osíris, a reconstituição da face de Luzia, que é considerado o mais antigo fóssil humano das Américas e o iguanodonte, um dinossauro que viveu há aproximadamente 100 milhões de anos. Segundo o Diretor da FAC, Cláudio Rogério, a exposição tem um sabor especial para Itaboraí, já que Heloísa Alberto Torres foi a primeira mulher a ser diretora da instituição.

“Esta é uma mostra de importância nacional e muito nos orgulha que ela esteja em Itaboraí. Podemos até dizer que é uma homenagem ao legado de Heloísa Alberto Torres, que foi diretora do Museu Nacional. Em 200 anos de existência da casa, nenhuma exposição deste porte havia vindo para Itaboraí, o que nos deixa muito honrados e marca a inclusão de Itaboraí no circuito nacional de museus”, afirmou.

A exposição que é uma parceria entre a Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Museu nacional – UFRJ, a Fundação de Arte e Cultura e a Prefeitura Municipal de Itaboraí, tem abertura nesta quinta-feira (11/08), às 19h e contará com a presença do Superintendente do IPHAN-RJ, Carlos Fernando, da Superintendente do IPHAN-ES, Diva Maria Freire Figueiredo e da Diretora do Museu Nacional, Cláudia Rodrigues, que fará uma palestra sobre a exposição.

O Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, no Rio de Janeiro, reúne os maiores acervos científicos da América Latina, além de laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público, são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia.


Exposição: Tesouros do Museu Nacional

Data: 11/08 a 17/09

Horário: 9h às 17h

Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, Itaboraí

Entrada franca


Por Elaine Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário