domingo, 25 de setembro de 2011

SAUDE DE PORTO DAS CAIXAS ESTA AGONIZANDO!!!

O posto de saúde que é uma vergonha
14 / 09 / 2011

Unidade de Porto das Caixas,além de não ter médicos suficientes, corre risco de desabamento
A precariedade da saúde continua a atingir a cidade de Itaboraí. Moradores de Porto das Caixas reclamam dos problemas enfrentados, já que o bairro só possui uma pequena residência que funciona com o Programa de Saúde da Família (PSF). De acordo com a população, a única unidade de saúde do local ameaça desabar.
Sem posto de saúde adequado, os moradores são obrigados a se deslocar até o Centro da cidade, onde enfrentar outro problema: o transporte ruim.
Além da ameaça de desabamento, rachaduras, mato alto e vidros quebrados fazem parte do cenário de abandono da saúde local.
O líder comunitário Ramon Vieira, 28 anos, afirmou que os problemas são ainda maiores e tenta buscar soluções.
"As reclamações em relação à saúde em Porto das Caixas são extremamente absurdas. Estão faltando medicamentos, crianças estão apresentando problemas respiratórios e o PSF não é suficiente para atender todos os moradores. Já fizemos uma reunião e estamos arrecadando assinaturas para melhorar a saúde. Precisamos com urgência de médicos ginecologista e pediatra, pois muitas pessoas estão tendo que se deslocar ao Centro para conseguir atendimento necessário. Porto das Caixas está sem a infraestrutura necessária quando o assunto é saúde", contou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informou que o prédio que abrigava a unidade de saúde da família de Porto das Caixas foi desativado devido a rachaduras nas paredes e infiltrações.
"A Secretaria Municipal de Obras está realizando um estudo técnico para saber se é possível recuperar a parte estrutural do posto, mas não há previsão para conclusão deste projeto", informou o órgão.
O líder comunitário com receio sobre as obras, já pediu análise, da unidade de saúde, ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).
"Entramos em contato com o Crea na semana passada para pedir um laudo técnico sobre a situação do posto, pois não são só rachaduras, tem a estrutura também. O poder público municipal costuma maquiar e depois os problemas voltam. Não queremos que mais uma vez o dinheiro público seja jogado fora", ressaltou.
Quanto ao atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que "está sendo realizado normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h".
O órgão informou ainda que "a unidade conta com médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, agentes comunitário de saúde e pessoal de apoio para atender pacientes cadastrados".

Fonte: Jornal Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário