quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ministro afirma que compra de aviões suecos “vai muito além da política de defesa”

Em Estocolmo, Aldo Rebelo destacou que acordo beneficia também empresas brasileiras

Wellington Calasans, especial para o R7, em Estocolmo
Ministro chegou neste sábado, junto com a presidente Dilma Rousseff, à capital da SuéciaWellington Calasans/R7
A presidente Dilma Rousseff chegou no fim da tarde deste sábado (17) na capital sueca. A visita ao país nórdico visa dinamizar as relações entre Brasil e Suécia. Para isso, será adotado o Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica.
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, é um dos integrantes da comitiva. Recém-transferido da pasta da Ciência e Tecnologia, Rebelo destacou o amplo leque de possibilidades que foi aberto a partir da decisão do Brasil de comprar os caças Gripen NG, da sueca SAAB.
— O projeto vai muito mais além de política de defesa. O projeto envolve ciência, pesquisa, transferência de tecnologia, política industrial, formação de mão-de-obra especializada, indústria de alta tecnologia, envolve o interesse de empresas brasileiras, além de empresas suecas. Portanto, é um projeto de longo prazo para a construção desses caças que serão construídos, na maior parte, no Brasil, com a participação de empresas brasileiras. Os contratos foram assinados, agora se trata apenas de dar início aos trabalhos.
O ministro revelou também que “a visita será para prover os acordos de integração das equipes”.
— Há um grupo grande de engenheiros brasileiros, de trabalhadores da área civil, há também a equipe da Força Aérea.
Para Rebelo, “tudo isso vai envolver, naturalmente, uma cooperação técnica muito importante para esse trabalho de integração e para que as equipes e as empresas comecem efetivamente o trabalho de construção dos aviões”
— [O projeto] é também uma grande promessa de desenvolvimento na indústria de alta tecnologia para o Brasil.
Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, A presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministo sueco, Stefan Löfven, também tratarão de cooperação em energias renováveis, meio ambiente e cultura.
Neste domingo (18), Dilma tem um encontro de boas-vindas com o Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Silvia, no Palácio Real de Estocolmo. Depois, o encontro da presidente será com empresários brasileiros. A visita à Suécia será concluída na segunda-feira, depois da visita à fábrica dos aviões Gripen NG, na cidade de Linköping. Depois da Suécia, Dilma viaja para a Finlândia.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário