sábado, 24 de setembro de 2011

Porto das Caixas e o 1º Tunel Ferroviario do Brasil...

Histórico

Porto das Caixas foi uma das províncias mais importante do Rio de Janeiro na época do Império, devido à privilegiada localização, perto do rio Aldeia (uma das vertentes do Rio Macacu), foram criados um porto fluvial e armazéns destinados a recolher os produtos das regiões vizinhas. Isso fez com que crescesse depressa o número de habitantes e o comércio, tornando o local um centro comercial, político, cultural e religioso da região. O nome “Porto das Caixas” originou a partir do envio dessas mercadorias em “caixas”, embarcadas no porto. Porém, no século XIX, os antigos caminhos terrestres de acesso a localidade e adjacências começaram a ser criticados pelas suas más condições, com pontes destruídas, estradas alagadas e etc, causando prejuízos às tropas de mulas que faziam esse transporte. Da mesma forma que os rios, com diversos trechos obstruídos a navegação, causavam danos aos artigos e atraso nas entregas. Assim, iniciou-se um plano de se construir uma ferrovia que ligaria Porto das Caixas ao interior do Estado, principalmente a região de Nova Friburgo e Cantagalo. Os trabalhos entã iniciaram em 8 de novembro de 1859 e o primeiro trecho, entre Porto das Caixas e Cachoeiras de Macacu, foi inaugurado em 23 de abril de 1860, período onde foi construído o primeiro Túnel Ferroviário do Brasil.

Portanto, Porto das Caixas funcionava como Guia de Pacobaíba: os passageiros e mercadorias vinham do Rio de Janeiro em chatas, entravam pelo rio e faziam baldeação para a ferrovia. Porto das Caixas continuou como estação inicial até 1866, quando a linha foi extendida até Itambí, antiga Vila Nova. Foi quando ela sofreu o seu primeiro baque, pois nesse local foi construído um porto com melhores condições. Em 1874, mais um baque com o prolongamento da linha até Niterói e em 1927 outro, com a inauguração da estação Visconde de Itaboraí e do contorno da Baía de Guanabara. A partir de então, Porto das Caixas passou a ser um mero entroncamento, função que permaneceu até o fim dos trilhos para Cachoeiras em 1973 (o trecho da serra até Portela foi erradicado em 1964). A estação sem qualquer função e já no osso foi demolida em 1980.
Hoje toda essa historia esta largada ao esquecimento e ao abandono, o Primeiro Tunel Feroviario do Brasil esta exatamente desta forma.
Um povo que não tem cultura esta fadado ao esquecimento. Este enorme patrimônio arquitetônico e cultural que poderia ser revitalizado para visitação turística, além de propagar o conhecimento geraria emprego e renda para comunidade. E cadê o poder publico? Mais uma vez apático às necessidades, potenciais e realidade do município. Está na hora de pensar este municipio com seriedade, reconhecer seu povo e seus potênciais e não os interesses mesquinhos de alguns.   

Autor Ramon Viera

7 comentários:

  1. Olá Ramom
    estou compartilhando esse link nas redes sociais e gostaria de lhe informar que estou adicionando-o na lista de blogs que leio em meu blog e que o link tb entrará na parte destinada á historia de Itaboraí (não sei se hoje, mas entrará)
    Att
    Manuela Nygaard
    http://vivaitaborai.blogspot.com/

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  2. Errada a informação. O primeiro túnel ferroviário aberto em nosso país é pernambucano. Foi construído por volta de 1860 pela The Great Western of Brazil Railway Company Limited, e localiza-se a alguns quilômetros da estação do Cabo, na Linha Sul.   Possui 145m de comprimento e cerca de 4m de largura. Sua estrutura encontra-se intacta, apresentando ainda suas características originais.   Em fins de 2009 o túnel foi limpo e revitalizado para ser utilizado pela nova ferrovia Transnordestina.
    Fonte: http://memoriaferroviariadepe.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

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    Respostas
    1. O túnel de Porto das Caixas é o primeiro mesmo. Foi aberto em 1859. O ano de 1860 foi da inauguração da Estrada de Ferro do Cantagalo. A The Great Western of Brazil Railway Company Limited só foi autorizada para funcionar no país em 1873. Logo a informação procede corretamente.

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    2. Mas não foi a The Great Western of Brazil Railway Company que construiu este túnel. De fato, esta companhia só veio a inaugurar sua primeira ferrovia no Brasil (Recife ao Limoeiro) em 1881. O túnel foi construído pela Recife and São Francisco Railway Company, organizada pelos irmãos Edward e Alfred Mornay em 1853, autorizados pela construção da ferrovia por decreto de 1852.

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  3. Quando criança morava em Santos e passava ferias ai,minha tia tinha uma barraca de lanches sobre o tunel,cheguei a entrar nesse lado do tunel,pois o outro ja estava fechado.|sso em 1978.

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  4. sou a neta mais nova de uma das figuras mais tradicionais de porto das caixas, e posso dizer com toda certeza que amo este lugar e lamento imensamente que esteja se perdendo no tempo nossas historias. o nome do meu avô é poluciano baptista da silva e a minha avó chama-se maria melo da silva. nossa casa esta situada na rua da estação e hoje esta cedida a uma prima que mora nela.

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  5. sou a neta mais nova de uma das figuras mais tradicionais de porto das caixas, e posso dizer com toda certeza que amo este lugar e lamento imensamente que esteja se perdendo no tempo nossas historias. o nome do meu avô é poluciano baptista da silva e a minha avó chama-se maria melo da silva. nossa casa esta situada na rua da estação e hoje esta cedida a uma prima que mora nela.

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